>Muito além das câmeras…

>____________________________

Fonte: Mundo sombrio de Matrix

Além das câmeras, que talvez sejam os dispositivos de vigilância e controle mais visíveis para os olhos humanos, há outros exemplos passíveis de análise. Lembro de um que é mostrado no filme “Seven”, de David Fincher, com Brad Pitt e Morgan Freeman… exibido em 1995…
Ali já transitavam as primeiras impressões de como as “novas” tecnologias de dados poderiam servir ao Estado como ferramentas de controle. Os policiais pesquisam o tipo de leitura das pessoas na biblioteca. Encontram o assassino devido aos livros que ele leu. Tudo cadastrado nos computadores da biblioteca.
Na realidade, uma vigilância tão ou mais transparente do que as câmeras escondidas, propiciando uma simulação eterna de observação e controle de dados que antes não era possível de se juntar em um mesmo dispositivo.
Seria o mesmo tipo de observação e controle exercido por lojas virtuais. “Bom dia, Senhor Fulano”, é como as lojas nos tratam a partir da observação de nossos dados, encontrados nos nossos computadores pessoais, através de “cookies” (dispositivos “inteligentes” de busca de informações), ou mesmo ilegalmente através de “trojans” (outro tipo de dispositivo de busca de informações), verdadeiros Cavalos de Tróia, como o próprio nome já faz lembrar.
Anúncios

Sobre cbaqueiro

Graduado em História e Jornalismo. Pós-Graduando em Jornalismo e Convergência Midiática, com pesquisa sobre o tema Vigilância e Controle Social
Esse post foi publicado em Sem categoria e marcado , , . Guardar link permanente.

2 respostas para >Muito além das câmeras…

  1. Anonymous disse:

    >Estamos mesmo numa Matrix.A mentalidade de segurança a qualquer custo está semeando dentro da sociedade.Vejam a reportagem que segue aqui do Rio Graaaaande.bjs. BIA

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s