>Sorria, os Totens estão de olho em você…

>____________________________

Sorria, pois você está na Bahia.
Nas últimas semanas os soteropolitanos (incluindo a mim mesmo) foram tomados de surpresa com Monolitos em trechos da Orla de Salvador, e de outros cantos da cidade. Deu até para lembrar um pouco do 2001, Uma Odisséia no Espaço, de Artur C. Clark: A macacada lá olhando aqueles objetos pretos, admirados e ansiosos ao mesmo tempo, para entender o que era aquilo.
Mas, no caso de Salvador, não foi nenhuma obra de extraterrestres. Apenas um dispositivo que já foi apelidado de Totem (homenagem a aqueles famosos objetos fálicos de civilizações antigas) colocado pela prefeitura, aos cuidados da empresa Central de Mídia.
Em release na Página da SUCOM a prefeitura explica:
A população de Salvador já está tendo a oportunidade de ver totens com serviços de utilidade pública funcionando em vários pontos da cidade. Hoje, há cinco na orla, um na Avenida ACM e um na Avenida Garibaldi (que foi o primeiro deles e está com todas as funcionalidades ativadas), e até meados de julho serão 50 espalhados em diversos bairros. Os totens instalados pela prefeitura são estruturas verticais em aço que divulgam informações através de letreiros, banners, bandeiras e painéis. Os equipamentos também expõem publicidades, contêm relógio, termômetro e medem, ainda, a radiação solar ultravioleta.

Os totens ajudam a prevenir a população contra o câncer de pele, através da medição de raios solares; contribuem com a propagação da informação, conhecimento e educação, por meio do sistema WI-FI, que possibilita aos cidadãos o acesso gratuito à internet com até 300 metros de distância dos aparelhos; além de garantir mais segurança, por causa das câmeras que filmam o trânsito e toda movimentação num ângulo de 90° nas proximidades do aparelho“.
A jornalista Daniele Rebouças, no Jornal A Tarde, da Sexta-Feira passada, afirma o seguinte:
Até o final do ano, ao menos cem devem estar espalhados em diversos pontos da cidade, com investimento total de R$ 3,7 milhões, arcados pela Central de Mídia Salvador. Esta foi a única participante e a vencedora do processo licitatório. A empresa deve explorar o espaço publicitário do equipamento por dez anos e a licitação permite a instalação de até 300 totens“.
Fiz, por correio eletrônico, alguns questionamentos a SUCOM, não encontrados, infelizmente, em quaisquer das mídias jornalísticas de Salvador.
Eis as questões:
Houve alguma discussão dentro da prefeitura com relação a instalação das câmeras (ou foi decisão da empresa de mídia que instala os totens) ?
    E quanto a privacidade das pessoas filmadas. As câmeras ficarão ligadas 24 horas ? Não há a possibilidade de que as pessoas não desejem ser vistas a qualquer momento nas praias, por exemplo ? Isto também foi debatido ?
    Quem será responsável pelo controle das câmeras ? A prefeitura ou a empresa de mídia ?
    As imagens do “vídeo monitoramento” seriam disponibilizadas onde ? Na Internet ? Em que endereço ?

    Serão utilizadas por órgãos de segurança do Estado ?

    Estou no aguardo das respostas.

    Se responderem até domingo que vem, coloco as respostas aqui. Até lá.

    Anúncios

    Sobre cbaqueiro

    Graduado em História e Jornalismo.
    Esse post foi publicado em Sem categoria e marcado , , , . Guardar link permanente.

    2 respostas para >Sorria, os Totens estão de olho em você…

    1. Anonymous disse:

      >Olá, Carlos,A imprensa hoje parece viver com base nos releases, ou nas entrevistas com testemunhas "viciadas". Pouca ou nenhuma crítica sobre o que fazem os órgãos das prefeituras, governos de estado, etc.Investigação só em poucos casos. Pouquíssimos. E que interessem aos proprietários dos veículos de comunicação.um abraço,Vera Lima

    2. Anonymous disse:

      >Oi Baqueiro,Estou n aguardo das respostas!!! E a que mais me interessa e, a que eu também faria:A privacidade das pessoas…? Serão filmadas todo o tempo, ao ponto de sequer notarem? Como nos convencemos tão facilmente com os "benefícios" que nos são "dados"!?Um abraço,Patricia Rios

    Deixe um comentário

    Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

    Logotipo do WordPress.com

    Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

    Imagem do Twitter

    Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

    Foto do Facebook

    Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

    Foto do Google+

    Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

    Conectando a %s