>Vigilância em Escola no Rio de Janeiro

>______________________________

http://vimeo.com/moogaloop.swf?clip_id=13430485&server=vimeo.com&show_title=0&show_byline=0&show_portrait=0&color=ff9933&fullscreen=1

O texto abaixo, complementar à matéria da Rede Globo, é da professora da UFRJ, Fernanda Bruno, que também pesquisa sobre o tema Vigilância. Transcrevi de uma postagem do seu blog Dispositivos de Visibilidade e Subjetividade Contemporânea, publicada em Novembro de 2007:

Cresce em todo o mundo a instalação de câmeras de vigilância em escolas, sob o argumento de prevenir atos de vandalismo e violência. No Brasil, São Paulo e Brasília têm os maiores projetos de vigilância nas escolas públicas. Em São Paulo, 300 escolas da rede municipal estão sendo equipadas e no Distrito Federal são 620 escolas públicas a contar com câmeras de vigilância.

Segundo a ABESE (Associação das Empresas de Sistemas Eletrônicos de Segurança) as escolas privadas foram pioneiras no uso de monitoramento eletrônico, o que não surpreende, em particular no Brasil, onde a vigilância privada supera em muito a pública, o que nos diferencia de boa parte do mundo em termos de vídeo-vigilância. É perturbador ver essa adesão inquestionada à vídeo-vigilância e a sistemas de inspeção policiais em ambientes escolares.
Anúncios

Sobre cbaqueiro

Graduado em História e Jornalismo.
Esse post foi publicado em Sem categoria e marcado , , , , , . Guardar link permanente.

3 respostas para >Vigilância em Escola no Rio de Janeiro

  1. Anonymous disse:

    >e o caso bruno do flamengo…pagava uma boa "bufunfa" para sentir-se protegido (monitorado) pelo sistema (gps instalados nos carros, celular, etc…).entretanto um cem números de provas (punição) estavam sendo geradas contra si e seus protegidos.ressaltamos, pelas mesmas ferramentas de vigilância & proteção (?!?!), que em tese deveriam protegê-lo.só lhe resta, portanto, alguns anos de acolhimento em algum panóptico mineiro.é isso aí, o feitiço virou-se contra o feitiçeiro….

  2. Anonymous disse:

    >Gostei da forma de resistência contra a vigilância… a garota filmando a camera escondida é um belo exemplo de como se pode "vigiar os vigias". kkkkk.

  3. Anonymous disse:

    >Há sempre, pelo menos, dois lados dessa "moeda". Um bom o outro péssimo. Mas vivemos o que George Orwell preconizou em "1984".José Antônio G. da Conceição

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s