A Naturalização da Vigilância

Como mais uma maneira de dar foco ao trabalho que eu vinha desenvolvendo a respeito do tema Vigilância e Controle Social, comecei a leitura essa semana do livro Práticas Cotidianas e a Naturalização da Desigualdade. O livro foi editado pela Cortez, e organizado por Mary Jane Spink e Peter Spink.

A técnica dos autores não foi muito complicada. Buscar nos jornais, nas notícias em particular, discursos que deixassem clara a tentativa de “naturalizar” o fenômeno da desigualdade. Ou seja, como as notícias, como parte do arcabouço narrativo ocidental, se transformam em parte de um complexo de informação e comunicação que consegue transformar o que é artifical e cultural, como de fato é a desigualdade entre classes sociais (e também entre gêneros, etnias, etc), como algo próximo de a-histórico, algo sem história, como se preexistisse em algum mundo imaginário.

“Naturalizar quer dizer tratar algo como normal, como dado e como parte do dia-a-dia; tão óbvio quanto o sol da manhã e a chuva da tarde…”.

Tanto quanto os autores e organizadores do livro não quero teorizar, nesse momento, a respeito de uma conspiração dos grandes jornais para abafar o que vem a ser realmente a desigualdade de classes sociais.

Busco nesta leitura efetuar algo parecido ao que fizeram os pesquisadores responsáveis pela publicação do livro. Na realidade, meu desejo é procurar pistas e captar processos que me permitam afirmar que também a “naturalização da vigilância” vem ocorrendo nos meios de comunicação.

Inicialmente farei uma pesquisa nas reportagens televisivas que já consegui achar até o momento dentro do próprio espaço da Internet, e que disponibilizo em uma das páginas deste Blog (ver menu acima).

É isso por enquanto. Vamos ver o que consigo.

Um abraço e até a próxima Quarta-Feira.

Anúncios

Sobre cbaqueiro

Graduado em História e Jornalismo.
Esse post foi publicado em Uncategorized e marcado , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s