Controle Social da Mídia

Quando o PT entrou no poder a partir de 2003 iniciou-se, mais sistematizadamente, um debate sobre Controle Social da Mídia. O Ministério da Cultura de Gilberto Gil foi um dos que mais produziu debates sobre este controle. Ainda lembro de ter participado de um debate promovido pela Escola de Administração da UFBA, quando fazia o curso de jornalismo na FCS, ainda em 2004.

Para grupos ligados à esquerda brasileira, dentro de movimentos sociais, pode-se encontrar o discurso em defesa deste controle. E para grupos ligados aos proprietários de emissoras de TV, por exemplo, aquele controle nada mais é que por fim à liberdade de expressão.

É interessante reconhecer estes discursos para que possamos compreender até que ponto eles se aproximam de outros discursos encontrados dentro das mídias produzidas pelos dois grupos.

Assim, no meu caso, tentar entender os motivos da maioria das reportagens e notícias a respeito do tema Vigilância tornarem a mesma natural dentro do meio social, com pouquíssimos casos de crítica.

Encontrei um vídeo na Internet (TV Educativa do Paraná) que mostra o lado dos movimentos sociais, sobre o tal controle social da mídia.

Anúncios

Sobre cbaqueiro

Graduado em História e Jornalismo. Pós-Graduando em Jornalismo e Convergência Midiática, com pesquisa sobre o tema Vigilância e Controle Social
Esse post foi publicado em Uncategorized e marcado , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s