Análise de Reportagem: Imprensa e Manipulação

http://sallescultura.blogspot.com/2009/05/sendo-manipulado-aprenda.html

Segundo a Wikipedia, Julian Assange é um jornalista e ciberativista australiano. Ele é um dos membros do conselho consultivo do Wikileaks. O Wikileaks é, como a Wikipedia, uma ferramenta/espaço dentro da Internet onde se pode compartilhar informações.

Dentro da página do próprio Wikileaks podemos ler o que se considera seu objetivo:

WikiLeaks é uma organização sem fins lucrativos dedicada a trazer até a mídia as notícias e informações importantes para o público. Nós fornecemos uma maneira inovadora, segura e anônima de fontes independentes ao redor do mundo para vazar informações para nossos jornalistas. Nós publicamos material de valor ético, político e histórico, mantendo a identidade das fontes anónimas, proporcionando assim um caminho universal para a revelação de injustiças reprimidas e censuradas.

Na apresentação a seguir, no Forum da Liberdade em Oslo, Noruega, em 2010, o fundador do Wikileaks consegue comunicar parte dos seus objetivos. E, melhor ainda, consegue demonstrar, com exemplos, como grande parte da mídia contemporânea encontra-se corrompida, e tende a manipular muitas das notícias que poderiam prejudicar pessoas e grupos “poderosos”.

Ao final da apresentação ele resume o significado do Wikileaks:

É o nosso trabalho encontrar planos secretos abusivos e expô-los onde eles podem ser opostos antes da implementação. Se eles forem expostos pela implementação com pessoas sofrendo destes abusos, então o abuso já ocorreu, e é tarde demais.

Creio ser uma aula importante para aqueles, como eu, que desejam elaborar uma Análise Crítica do Discurso dos órgãos de imprensa.

Assistam e comentem.

*******

Anúncios

Sobre cbaqueiro

Graduado em História e Jornalismo.
Esse post foi publicado em Uncategorized e marcado , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s