O Fim da Privacidade

O texto que segue foi parcialmente transcrito do Site VidaDigiTao e faz referências aos sintomas da sociedade moderna que apontam para o fim da privadade, graças às novas tecnologias. Não é demais observar que o texto foi escrito há 6 anos atrás.

Até Quarta-Feira.

********

11 de Setembro. Várias lições. Entre elas, uma importante: Carnivore. Programa do F.B. I que vasculha toda a informação que passa na Internet, sim, (no backbone, espinha dorsal, pra quem não é do assunto). ? Surpreso? Manda ver no Google (não ganho comissão…) e você irá encontrar os links do que falo Este programa é uma evolução de programas antigos, conhecidos pelos nomes Etherpeek and Omnivore. São seus e-mails, seus arquivos copiados, os sites que você acessa os newsgroups, os posts na NET. Não se sente tranqüilo ainda? Pois bem, todas as ligações via celular são gravadas, digitalmente. Suas conversas? Acessos a ela? Pede pra Polícia Federal, com mandato, você consegue. Bem, que tal então as novas câmeras que funcionam via protocolo wireless e cabem nas costas de uma abelha? Com direito a som inclusive. O que você compra? As empresas de cartão crédito já venderam suas informações para outras empresas, ou será que foi a empresa de Jornal? Certamente você já recebeu aquela ligação que começa com – Olá, sou João Souza e estou aqui para perguntar se você recebe seu jornal todo dia? – Quase decorado. vaudeville da informação dispersa gigante e abestalhada.

E as compras no supermercado? Já usou seu cartão XIS, mega cósmico? Precisam saber o que alguém com x anos, x dias, y filhos, estado civil z, consome do produto Pimpa Pimpão, ou do detergente aborígine espacial, claro, para armazenar esta informação numa base, que sofrerá data minning e que mediante um algoritmo, nunca antes inventado ira imprimir um grandioso cross selling que permitirá que saibam que pessoas caracterizadas pela compra xyzt com certeza irão também querer o produto megaplusdistrans RTUX.

Ir ao banheiro? Que tal a experiência com o recente produto da escatologia (não religiosa) sexual das toilet cams? Sim, câmeras nos banheiros, ocultas em botões, manchas na parede que mostram o segredo de como nós usamos os banheiros. Poético não? Digite toilet cam na web, pra ver os resultados. Não contente? O filtro anti-spam, filtra somente spam? Que tipo de comunicação ele barra ou poderá barrar? O gerente da rede já mandou alguém embora por uso indevido da internet? O que tinha ele para esconder? Alguém trabalha com Telemarketing? Quantas vezes anotaram suas folgas para ir ao banheiro e o tempo de suas ligações?

Temos ainda o celular presente em cada ação sua, com localização GPS, e mais, com roteamento de ligações… sim, podemos achá-lo em qualquer lugar, assim, você pode trabalhar a qualquer hora, em qualquer tempo. Caso isto não seja o bastante, desde que você saia para a rua, o Google Earth pode dar a localização de cada um em qualquer lugar o tempo todo. Pra onde você vai fugir? Pra algum lugar que não esteja sintonizado nesta coisa de globalização…

Leia mais…

Anúncios

Sobre cbaqueiro

Graduado em História e Jornalismo.
Esse post foi publicado em Uncategorized e marcado , , . Guardar link permanente.

Uma resposta para O Fim da Privacidade

  1. Anônimo disse:

    Politicamente isso é esmagar qq forma real e sólida de transformação, uma proposta menos covarde e comprada/vendida/oprimida sobrevivente a arrogância das classes que tomaram o poder sob o manto de suas mentiras, vergonhas, faz de conta e imensa impunidade. Há inda o controle mental e astral, sobretudo vindo de setores mais conservadores da Aoasca ou Daime, abram o olho com o império do anti-cristo, o falso caminho do egosimo e da competição, da egolatria, a via verdadeira é uma comunhão e o respeito a todos os seres, uma celebração, que mantem a pureza, a espontaneidade e a liberdade.

    Anonimo é Mauro Schorr – http://www.institutoanima.org

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s