O Império em Apuros

Diário de Notícias, 23 de Julho de 2011

O escândalo rebentou em 2006: a família real britânica tinha sido alvo de escutas de um dos tablóides britânicos detidos pelo grupo de Rupert Murdoch.

Na altura, o caso pareceu não fazer tremer a News Corporation. Agora, quando existem suspeitas de que a privacidade de mais de quatro mil pessoas foi desrespeitada pelo ‘News of the World’, o gigante da comunicação pode estar em apuros. Mais de dez pessoas foram detidas para interrogatório, houve demissões na Scotland Yard, responsáveis chamados a dar justificações no Parlamento e o jornal acabou mesmo por ser encerrado no passado dia 10. Quem são as figuras-chave deste caso e qual a sua história?

James Murdoch: De aluno pouco empenhado a braço direito do pai

Apesar de sempre ter sido elogiado pelo seu brilhantismo, James Murdoch chegou a ser visto como a ovelha negra da família. Desistiu de Harvard depois ter frequentado por apenas três semestres o curso de Cinema e História e parecia ser o único dos quatro filhos de Rupert Murdoch com Anna Torv sem grande aptidão para entrar no mundo de negócios do pai. Contudo, só ele se manteve ao lado do magnata da comunicação desde que este se divorciou de Torv para voltar a casar-se apenas três semanas depois.

Em 2005, com o afastamento de Lachlan Murdoch da News Corporation, o caminho ficou livre para James, que desde os anos 90 estava encarregue da estratégia do grupo para a música e a Internet e que a partir de 2003 começou a chefiar a estação BskyB. A saída do irmão mais velho levou-o para a liderança das operações na Europa e na Ásia, tendo sido James a anunciar há poucos dias o encerramento do News of The World. Com 38 anos e dois filhos, nega qualquer responsabilidade no caso de escutas, mas admite que a empresa falhou quando não conseguiu detectar as “más práticas que ocorriam” e quando “erradamente defendeu” que estas tinham sido da responsabilidade de apenas um repórter”.

Nascido em Londres, tem nacionalidade britânica e americana e parece estar a posicionar-se para tomar as rédeas do império Murdoch.

Leia Mais…

Anúncios

Sobre cbaqueiro

Graduado em História e Jornalismo.
Esse post foi publicado em Uncategorized e marcado , , . Guardar link permanente.

Uma resposta para O Império em Apuros

  1. Oliveira disse:

    Escutas ilegais, suborno, ameaças, invasão de privacidade, ainda bem que em nosso país os meios de comunicação não se utilizam destas práticas….

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s