Inevitável Mundo Novo: Identificação Individual

Ler nossas faces não é mais uma atividade isolada de um governo cada vez mais movido por paranóia, mas uma ação inteligente que se integra a um grande centro de monitoramento que está se desenhando desde os atentados de 11 de setembro de 2001. Vejamos. Este mesmo governo decidiu que até o final de 2006, todos os passaportes norte-americanos sejam produzidos com tecnologia digital, incluindo um chip interno que, entre outras informações, teria uma foto e uma impressão digitais do passageiro. Desta forma, ao passar pela imigração, todos os dados do passageiro ficarão armazenados, para que seu rosto possa ser reconhecido pelos milhares de câmeras espalhadas pelo país. Resumindo: É um projeto integrado que identifica a pessoa através do passaporte digital, armazena no computador as informações da pessoa, monitora esta pessoa através de câmeras e ajuda a polícia na abordagem de um suspeito, inclusive pelo auxilio da identificação do semblante. É um grande projeto integrando diversas ações que se observadas isoladamente, passam despercebidas pelo cidadão comum.

Além da perda de privacidade decorrente de um sistema integrado de identificação como este, um outro perigo surge no momento em que se torna possível manipular as fotografias de um indivíduo qualquer. Os avanços na tecnologia tornaram possível a adulteração de imagens de tal forma que nem mesmo um fotógrafo profissional consegue detectá-las. Simples alterações como, mudança de layout, ajuste do tamanho, mudança de cores ou resolução e alterações de brilho ou contrastes, são conseguidas sem o auxílio de técnico especialista tornando a tarefa de redesenhar uma face ou um objeto, atividade facilmente concebível através de softwares especiais que se encontram amplamente disponíveis no mercado. Diante desta nova realidade, qualquer governo ou organização que tenha como objetivo ocultar, acusar ou desacreditar alguém tem em mãos uma arma poderosa com capacidade de inventar uma suposta realidade através de uma imagem falsa e uma vítima se torna um criminoso ou vice-versa. Em resumo, a possibilidade de se criar evidências de um ato criminoso, ou desfazer uma situação criminosa é real, possível e preocupantemente interessante para qualquer governo, diante dessas novas tecnologias digitais.

Em situação semelhante, a Comunidade Européia sente-se ameaçada pela possibilidade de sofrer ataques terroristas, portanto, ela também já iniciou a substituição dos passaportes antigos. A tendência é que outros pa-íses no mundo sigam o exemplo, incluindo países considerados de baixo risco para atentados terroristas, como o Brasil. Aqui vale uma observação. O passaporte brasileiro é um bem “valioso” para terroristas, criminosos, traficantes e contrabandistas pois devido à nossa mistura étnica, praticamente qualquer um pode se passar por Brasileiro. O projeto do novo passaporte compreende, além da alteração do seu formato físico, contempla também um sistema de controle a ser implantado em todos os portos, aeroportos e pontos de fronteira, com leitura mecânica desses documentos na fiscalização do tráfego internacional.

Texto transcrito das páginas 81 a 82 do livro Inevitável Mundo Novo: O Fim da Privacidade.

Anúncios

Sobre cbaqueiro

Graduado em História e Jornalismo. Pós-Graduando em Jornalismo e Convergência Midiática, com pesquisa sobre o tema Vigilância e Controle Social
Esse post foi publicado em Uncategorized e marcado , , , , , . Guardar link permanente.

3 respostas para Inevitável Mundo Novo: Identificação Individual

  1. Ana Valéria (SC) disse:

    ops… volto amanhã, então. rs, rs, rs.

  2. el__brujo disse:

    “Além da perda de privacidade decorrente de um sistema integrado de identificação como este […]”

    essa ‘nova’ tecnologia digital é assustadora; é, pois, de arrepiar os cabelos do cotovelo…

  3. Paulo Soberano (Sorocaba) disse:

    Fico a imaginar toda essa possibilidade de controle em um mundo totalitário parecido com aqueles que podemos encontrar nas histórias da Alemanha ou da Russia. Nossa. É melhor nem imaginar, porque dá dor de cabeça.

    abs,

    Paulo Soberano (Sorocaba)

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s