Roteiro de Documentário I

Transcrição da Página 16 do Livro Roteiro de Documentário:
Da Produção à Pós-Produção.

Se, no filme de ficção, o controle do universo de representação está, desde a saída, todo à mão dos responsáveis pela concepção do filme, seja ele uma adaptação ou não, em documentário esse controle é uma aquisição gradual. Parte-se necessariamente de uma busca por aquilo que é externo ao cineasta. Essa busca envolve, necessariamente, uma negociação prévia, para a viabilização do registro, que marca o inicio de um processo de troca entre um “eu” e um “outro”. O registro dessa troca obedecerá sempre ao comando do diretor do filme, responsável pela maioria das decisões de filmagem. De posse de todo o material captado, será apenas na sala de montagem que o diretor, assessorado por seu montador, terá total controle do universo de representação do filme. O percurso é marcado pela perspectiva daquilo que está por vir, a captura de um real que gradualmente vai sendo moldado até se transformar em filme. Estamos falando da construção de um discurso sedimentado em ocorrências do real.

A atividade de roteirização em documentário é a marca desse esforço de aquisição de controle de um universo externo, da remodelação de um real nem sempre prenhe de sentido. Roteirizar significa recortar, selecionar e estruturar eventos dentro de uma ordem que necessariamente encontrará seu começo e seu fim. O processo de seleção se inicia já na escolha do tema, desse pedaço de mundo a ser investigado e trabalhado na forma de um filme documentário. Continua com a definição dos personagens e das vozes que darão corpo a essa investigação. Inclui ainda a escolha de locações e cenários, a definição de cenas, sequências, até chegar a uma prévia elaboração dos planos de filmagem, dos enquadramentos, do trabalho de câmera e som, entre outros detalhes técnicos que podem contribuir para a qualidade do filme. Ao término desse percurso, o cineasta terá adquirido noção mais precisa das potencialidades de seu projeto.

A principal dúvida nasce do fato de que nem todos os roteiros de documentário se assemelham a um típico roteiro de filme de ficção, marcado pelo encadeamento de diversas cenas dramáticas, com suas respectivas descrições e seus diálogos detalhados. Ou ainda do fato de que nem todos os roteiros de documentários nasçam na etapa de pré-produção do filme. É comum, em documentário, a análise do projeto considerai apenas urna proposta de filme ou um argumento como peça de apresentação. Dentro das etapas de roteirização, a escrita de um argumento seria mornento anterior à escrita do roteiro, unia apresentação menos detalhada do filme no papel.

Já estou pensando em fazer um roteiro tripartido: Introdução ao assunto, Entrevistas, Minhas Conclusões. Mas é apenas uma visualização inicial, nada inflexível.
 .
Vou tentar até a Quarta-Feira criar um argumento para o vídeo. Que depois venha a ajudar na construção do roteiro.
 .
Até lá.
Anúncios

Sobre cbaqueiro

Graduado em História e Jornalismo. Pós-Graduando em Jornalismo e Convergência Midiática, com pesquisa sobre o tema Vigilância e Controle Social
Esse post foi publicado em Uncategorized e marcado , , . Guardar link permanente.

3 respostas para Roteiro de Documentário I

  1. Anônimo disse:

    sucesso neste mais novo projeto…

  2. acéfalo do j. c. disse:

    desejo muito sucesso neste mais novo projeto: um documentário sobre vigilância e controle social…

    que tal enfocar a confusão que existe entre vigilância (e controle social) e segurança pública, creio que são termos que se excluem.

  3. Grande, Baqueiro.
    A produção de vídeos e documentários é um assunto que me desperta interesse, então vou aproveitar suas dicas bibliográficas para me inteirar mais sobre o assunto. Enquanto não compro os livros, suas significativas resenhas serão valorosas para me apropriar do assunto. Aguardo ansioso pelo resultado final do seu trabalho. Boa sorte!!! Grande abraço.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s